segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Contrastes


A Coréia, ou melhor, as duas Coréias estão localizadas no sudeste asiático, como mostra o mapa acima. Inicialmente, formavam um único país que foi dominado pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final da guerra, a Coréia foi dividida em dois Estados diferentes: a República da Coréia (Coréia do Sul), sob domínio dos EUA, e a República Popular Democrática da Coréia do Norte (Coréia do Norte), sob ocupação da União Soviética. A região tornou-se zona de diversos conflitos, como a Guerra da Coréia. Mesmo com o fim da Guerra Fria e da influência direta de outros países na região, a divisão foi mantida até hoje.


A Coréia do Sul possui governo democrático, havendo eleições regulares para presidente e também liberdade religiosa. Os cristãos, apesar de não serem maioria, têm exercido importante função social. Lá está localizada a maior igreja do mundo, a Yoido Full Gospel Church.




O Campus Worship é um dos destaques da música gospel do país, com um estilo muito parecido com o do popular Hillsong. E também há diversos grupos de jovens cristãos que buscam evangelizar por meio da dança, como o Dream Mission Team (DTM) e o Jesus Generation.


Já na Coréia do Norte, o quadro é bem diferente. Oficialmente o país é uma república socialista, mas o governo é extremamente autoritário e impõe uma série de restrições à população, inclusive quanto à religião. A região ficou com o primeiro lugar na Classificação de países por perseguição sendo o país onde há maior perseguição aos cristãos.


Grande parte das igrejas são clandestinas, devido à forte resistência do governo em legalizá-las. Até mesmo a posse de bíblias e outros livros de tema religioso podem ser motivos para a condenação a campos de concentração, onde são obrigados a trabalhar por muitas horas em condições precárias. Atualmente há cerca de 200 mil presos políticos nesses campos para serem "reeducados ideologicamente".


As fronteiras norte-coreanas são controladas militarmente, impedindo que seus cidadãos migrem livremente para países vizinhos. Os cristãos do país tem procurado maneiras alternativas de reunirem-se, como a formação de pequenos grupos para oração em locais públicos de forma discreta ou "cultos relêfonicos" de curta duração feitos por meio de celulares.

É curioso perceber como as duas Coréias tomaram rumos tão diferentes. Enquanto na região sul há espaço para a diversidade e liberdade de opinião, a região norte tem sido mantida fechada e isolada culturalmente do resto do mundo. Uma grande cortina tem sido mantida sobre a Coréia do Norte, mas apesar disso as Boas Novas tem sido espalhadas de pouco em pouco aos habitantes do país, trazendo-lhes esperanças e amor para enfrentarem o medo, muitos tem entregado suas vidas a Cristo e sofrido por Ele. O amor com que nossos irmãos norte-coreanos têm se dedicado ao serviço do Pai com certeza é um grande testemunho que nos inspira a buscarmos cada vez mais da força que Jesus nos proporciona.


Mais sobre o assunto: Missão Portas Abertas
Cavaleiro do Templo
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário