sábado, 13 de fevereiro de 2010

Algumas pedras no meio do caminho


E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.1 Reis 11:38

Deus fez a promessa de uma grande vitória a Jeroboão. Por meio do profeta Aías, ele disse que lhe daria 10 tribos do reino de Salomão. Porém havia condições - Jeroboão deveria manter-se estritamente na vontade do Senhor. Ou seja, Deus é fiel e poderoso para realizar um milagre e colocar Israel em suas mãos, mas aquele homem também deveria fazer sua parte. Também podemos observar que não foi dito nada sobre uma vitória fácil e tranquila, sem lutas ou provações.

Não só a Jeroboão, mas também a nós, Deus promete vitórias que somente poderão se concretizar se nos mantermos fiéis a ele, independente dos obstáculos surgidos no caminho. Quando aparecem as dificuldades, somos tentados a agir de maneira desobediente - nos desesperamos; tomamos atitudes precipitadas e impulsivas; se acusados, ao invés de buscarmos conciliação, entramos em discussões; nos indignamos e fazemos birra, reclamando ou duvidando da lealdade do Senhor.

É realmente difícil silenciar-se quando tudo parece estar contra nós. Mas temos como exemplo de força Jesus. Ele foi tentado de todas as maneiras, contudo não caiu em pecado. Manteve-se sereno mesmo quando acusado injustamente. Muito mais do que um exemplo, Cristo se compadece das nossas fraquezas, e é também sumo-sacerdote (Hebreus 4:15), mediando nossa relação com Deus. Quem seria melhor representante de um sofredor do que aquele que carregou todas as dores e as conhece profundamente?

Em 1 Coríntios 4, Paulo fala sobre a vida árdua dos apóstolos: "somos injuriados, e bendizemos; somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos" (vers. 12 e 13). Apesar de todas as dores ele possuía a certeza de que se sofremos com Cristo, também seremos glorificados com ele (Romanos 8:17).

Ainda que o caminho pelo qual Deus tem nos guiado pareça árido e doloroso, devemos nos lembrar de que ele é todo poderoso para vencer qualquer obstáculo, e o melhor, nos ama infinitamente e quer agir em nosso favor! Quando estamos de acordo com os propósitos de Jesus, não temos motivos para temer. Apresente ao Pai seus problemas, entregue suas preocupações e confie nele, para assim termos sua misericórdia e sermos ajudados na hora certa (Hebreus 4:16).

Um comentário:

  1. Mari..Deus está te usando muitoo!!
    Falou muitoo comigo!!
    Continue sendo essa benção nas mãos de Deus!!

    Beijos
    Luana

    ResponderExcluir